Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Túnel do tempo: Matizes nas trilhas de 2011


Ao longo de seus nove anos de atuação, o Matizes, em parceria com outros segmentos sociais,  fez e faz  uma caminhada de luta incessante pelos Direitos Humanos e pela defesa da liberdade de orientação sexual. Não negando sua história, em 2011,  o grupo não ficou sentado “no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dente esperando a morte chegar” e botou o bloco na rua  para protestar, propor, dialogar e contribuir para a construção de uma sociedade justa e plural. 


Como de praxe, o Matizes   discutiu e planejou suas ações para 2011.   Janeiro foi particularmente fértil em atividades que o grupo realizou ou participou como colaborador.   A oficina de Elaboração de Projetos foi uma das ações daquele mês.  A atividade visava compartilhar informações básicas para pessoas e segmentos sociais otimizarem suas ações a partir das linhas norteadoras de um projeto. 

Ainda em janeiro, Matizes e Liga Brasileira de Lésbias (LBL) realizaram a oficina “Uso das Mídias pelos Movimentos Sociais: como se faz”. Através da mediação da jornalista Viviane Bandeira, a atividade buscou oferecer conhecimentos sobre funcionamento da mídia, favorecendo, assim, que movimentos sociais possam interagir com os profissionais dos meios de comunicação, com seu próprio público interno e com a sociedade em geral.

Coerente com sua proposta de tematizar a questão ambiental em suas ações de 2011, o grupo buscou parceria com a REAPI (Rede Ambiental do Piauí), FURPA (Fundação Rio Parnaíba), Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMAM) e outras entidades para participar  da I Semana da SOS Mata Atlântica no Piauí através do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante. O evento ocorreu na segunda quinzena de janeiro.

Com o tema “Nosso sangue pela igualdade”  o Matizes promoveu  a campanha  em favor da vida através da Doação de Sangue. Aproveitou para botar boca no trombone e protestar contra  a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA que veta homens gays e bissexuais de doarem sangue. O evento aconteceu no fim de janeiro e repercutiu positivamente na mídia e na sociedade teresinense. Diversos parceiros do grupo abraçaram a causa e foram ao HEMOPI para colaborar com a atividade.





Em pleno espirito da folia de momo, matizian@s e parceir@s aliaram o lúdico e o politico para, literalmente, botarem o bloco na rua e celebrarem a Diversidade  Humana. Durante o Corso de Zé Pereira de Teresina, em fevereiro,  a tribo da diversidade colocou o caminhão da alegria para dizer “Recicle suas ideias e atitudes”. Com uma explosão de criatividade e bom humor, os participantes demonstraram através de suas fantasias  que a sustentabilidade ambiental deve ser uma constante em nossas ações cotidianas.

Com a mesma energia contagiante,  a tribo da diversidade  caiu  na folia de carnaval na festa do Bloco “Sanatório Geral”, comandada pelos produtores culturais Arimatan Martins e Jorginho Medeiros. O arco-iris banhou os participantes que estavam na Praça da Liberdade e todos tomaram  um porre de felicidade.
 
Com a fervorosa postura de se contrapor à violação de direitos da população LGBT, Matizes manifesta-se publicamente, na segunda quinzena de fevereiro,  a respeito das irregularidades na prisão de quatro travestis. O grupo enviou documento solicitando providências à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Conselho Nacional de Combate à Discriminação, Corregedoria Geral da Justiça e Conselho Nacional de Justiça.
 
Em março, o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, sinaliza para o Matizes que analisaria a constitucionalidade, através da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, da resolução da ANVISA que proíbe homens gays e bissexuais de doarem sangue. Esta ação foi resultado de uma provocação que o grupo e a LBL fizeram a OAB nacional.

No mês que comemorava o Dia Internacional da Mulher, Marinalva Santana, ativista incansável do  Matizes e LBL, recebeu com mais 23 mulheres a honraria ‘Mulher Destaque’. A homenagem foi um reconhecimento pela atuação firme e continua não só em defesa dos LGBT’S mas também pelo direitos das mulheres.

Com a consciência de que a mudança social em favor da justiça, igualdade e diversidade  se dá por meio das ações culturais, o Matizes prestigiou o lançamento da obra “O livro das memórias cor-de-rosa”, do escritor, ator e dramaturgo Franklin Pires. Ainda no fim de março, o grupo solidarizou-se com os artistas no ato pelo Dia Internacional do Teatro.

Em sua constante preocupação com a luta pelos Direitos da população LGBT, Matizes e LBL reuniram-se, em abril,  com a Defensora Pública Geral do Piauí, Norma Brandão Lavenere. A ação visava solicitar melhoria nos serviços de assistência judicial prestado pelo Núcleo de Direitos Humanos.

Durante o mês de maio, um importante acontecimento social e histórico marca a atuação dos grupos em defesa da cidadania do segmento LGBT: lançamento e posse do Conselho Municipal LGBT.  Matizes, LBL, ATRAPI, APTTRA, grupo Anjos, Coletivo de Gays Mirindiba estão presentes no evento.

Matizes, LBL e demais parceiros vão às ruas no mês de maio para realizarem ato pelo dia Mundial de Combate a Homofobia. Distribuição de flores para expressar que ‘gentileza gera gentileza’ e outras manifestações culturais marcaram o evento.




No início de junho, Matizes  entra em cena novamente para prestar apoio e orientação para um casal de lésbicas que sofreram ato discriminatório no Bar Planeta Diário. O casal estava dançando quando um segurança abordou as duas dizendo que o dono do estabelecimento não permitia aquele tipo de conduta.   O grupo acompanhou o casal para registrar ocorrência na Delegacia de Combate às Práticas Discriminatórias e no Disque Cidadania Homossexual.

Ainda em junho, ativistas do Matizes participam de atividades realizadas pela Organização da Parada de São Paulo. Através da distribuição de cartilhas, folder e outros materiais informativos, o grupo integrou a 11ª Feira Cultural LGBT paulistana. Com o tema “Amai-vos uns aos outros: Basta de Homofobia”, o grupo marcou presença na 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.




Em fase de preparação para a 7ª Semana do Orgulho de Ser/10ª Parada da Diversidade, matizian@s reúnem, em julho, parceir@s para ‘Carangayjada’ de lançamento dos eventos que ocorreram em agosto. Ao som de Jô Ribeiro, tod@s celebraram a Diversidade no Bar Cantinho do Biela. No mesmo mês, matizian@s também participam e prestam apoio aos organizadores da 1ª Parada da Diversidade de Timon.

 
Agosto teve um cardápio diverso de ações. Teresina foi tomada pelo arco-iris do começo ao fim do mês. O período iniciou-se com a oficina “Sexo Seguro” realizada na comunidade do São Joaquim. Jovens interagiram com o facilitador e compartilharam saberes sobre sexualidade e prevenção. A Festa “No tempo do cutruco” reuniu LGBT de todas as gerações.

A participação na Feira do Mirante contribuiu para o grupo dar visibilidade as suas ações e comercializar seus produtos culturais. Entre os dias 18 e 19 de agosto, o grupo participou intensamente da II Conferência Municipal  LGBT de Teresina. Em parceria com Associação de Proteção aos Animais (APIPA), o Matizes  participou ainda no dia 21 de agosto da “1ª Cãominhada de Teresina”.

De 21 a 26 de agosto, a temática da Diversidade Sexual entrou de vez calendário da cidade através da 7ª Semana do Orgulho de Ser. Com o tema “Cidadania LGBT e sustentabilidade ambiental: para além do consumo”, o evento trouxe para a berlinda ações como: mostra de filmes, desfile de moda com foco na sustentabilidade, 5ª Semana do Amor de Iguais, Show Divas Trans, performance teatral, palestras e debates.


A grande festa  ocorreu dia 26 de agosto com a 10ª Parada da Diversidade. A Avenida Raul Lopes ficou pequena para tod@s que foram cantar que “toda forma de amor vale a pena”. À noite, a galera soltou suas asas e mergulhou no show da Diversidade. Foi tuuuuuuuuuudo de bom!

Em setembro, o Matizes se fez presente  no II Seminário “Direitos e Deveres LGBT’S” organizado pela Associação de Gays, Lésbicas e Profissionais do Sexo (AGLEPS) de Caxias. Também participou e colaborou na 6ª Parada da Diversidade caxiense.

Para finalizar o ano com chave de ouro, os matizian@s organizaram em dezembro a festa “Dê Bandeira: viva seu amor sem medo”. A festa homenageou casais que representam as diversas formas de amar.

Em 31/12/11, 19:08 

Nenhum comentário:

Postar um comentário