Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Com irreverência, Matizes marcará presença no Corso de Teresina

Com o tema “Somos muitos, estamos em todos os espaços”, o Matizes vai dar um banho de alegria, bom humor, criatividade e irreverência no Corso do Zé Pereira de Teresina, que acontecerá dia 11/02. O grupo objetiva ilustrar na avenida a presença  de LGBTS nas diversas categorias profissionais e sociais. 


Médico, desembargador, trabalhadora rural, faxineira, agente de saúde, marinheiro, executivo, padre, pastor, mãe de santo, cabeleireiro e outras personas representativas da Diversidade Sexual vão colorir a festa do Corso e mostrar para teresinenses que conviver com a Diversidade faz bem à saúde.


Para Herbert Medeiros, ativista do Matizes, o importante  de participar desta festa popular é poder reunir na Arca da Diversidade pessoas de todas as orientações sexuais (heteros, homos, bi e outras formas de amar) e identidades de gênero para celebrar o amor, o prazer e as interações fraternas entre os participantes.


“Buscamos também sempre aliar a diversão e o desbunde com uma mensagem educativa e simbólica sobre o universo  social e cultural   lgbt e outros temas que estão na agenda do debate da sociedade”, ressaltou o ativista do Matizes.


Com o uso criativo e ambíguo do titulo “Salve a bicharada”,  o grupo levou em 2010 na Arca da Diversidade  foliões fantasiados de bichos  para alertar que todos são responsáveis pela preservação da biodiversidade da fauna brasileira. A Associação de Proteção dos Animais(APIPA) foi parceira nesta atividade.


Em 2011, a arca da alegria e da irreverência tematizou a sustentabilidade ambiental com a frase “Recicle suas ideias e atitudes”.  Os foliões soltaram a imaginação e produziram suas fantasias com materiais recicláveis e reaproveitáveis.  Por tabela, o tema daquele ano sinalizava também para população reciclar seus (pre)conceitos e, assim, abrir-se para conviver de forma positiva com a pluralidade humana.


Este ano o Corso do Zé Pereira terá seu percurso realizado somente Ana Avenida Marechal Castelo Branco. Serão 8 km em que os teresinenses vão soltar suas asas para cantar: “vai passar nessa avenida um samba popular /Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário