Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Movimento LGBT teresinense celebrará o dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais


Na data de  29/01, Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais, as ativistas do movimento trans do Piauí  estarão realizando no Centro de Referência LGBT ‘Raimundo Pereira’ uma mostra de filmes tematizando o universo identitário e sociocultural deste segmento social. O evento visa promover uma reflexão que favoreça a sensibilização e capacitação  das pessoas trans como cidadãs ativas na luta por seus direitos.

A partir das 9h o documentário “Bombadeiras” abrirá a primeira atividade do dia. Com a direção de Luis Carlos de Alencar, o filme apresenta o processo metamorfoseante -  com suas  dores e delícias -  que travestis passam para darem o formato  corporal a sua identidade de gênero. A obra também revela aspectos do cotidiano, das interações familiares, das discriminações sociais e das esperanças que pessoas trans vivenciam.

Após a exibição do primeiro documentário, uma roda de diálogo debaterá sobre temas como  políticas públicas de saúde para travestis e transexuais com foco na prevenção, redução de danos e atendimento à pessoas vivendo com HIV/AIDS.

No turno da tarde será exibido o filme “Janaina Dutra: A Dama de Ferro”. Tendo como persona central  da narrativa a ativista que dá nome ao titulo da obra,  o documentário é um farol a iluminar os caminhos da história  individual, social, política e cultural  que essa  nordestina, advogada, travesti e defensora fervorosa dos Direitos Humanos e da Diversidade Sexual teve que trilhar. Aliada com grande sensibilidade fotográfica e musical,   essa produção cinematográfica é uma aula pela luta e conquista da cidadania.

Com a direção e roteiro de Wagner Almeida, “Janaina Dutra: a dama de ferro” contou com a  produção do  Grupo de Resistência Asa Branca/GRAB, organização da sociedade civil do Ceará que atua na defesa pelos direitos da população LGBT.  Entre os  filmes dirigidos por Wagner Almeida estão: ‘Máscaras’, ‘Sou mulher, sou brasileira, sou lésbica”, ‘I Encontro Nacional de Jovens Gays e outros HSH’, ‘Sexualidade e crimes de ódio’, ‘Basta um dia’.

Concluída a apresentação do filme sobre Janaina Dutra, nova roda de diálogo para discutir sobre educação, respeito, nome social e luta por cidadania. Um curta-metragem será exibido às 16:30 com o titulo “Safira Bengell: a bandeirante nordestina”.

As atividades da Visibilidade Trans são uma construção da Articulação Piauiense de Travestis e Transexuais/APTTRA em parceria com o Centro de Referência LGBT ‘Raimundo Pereira’.O grupo Matizes participará como colaborador e divulgador do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário