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segunda-feira, 18 de julho de 2011

Defensoria Pública do Estado do Maranhão capacita funcionários para atendimento ao público LGBT

MARANHÃO: Para garantir um espaço de respeito e acolhimento às demandas do público LGBT, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) promoveu o curso de capacitação “Direitos Humanos para a População LGBT”, direcionado ao quadro de funcionários da instituição, especialmente àqueles que trabalham no atendimento ao público. A capacitação foi idealizada pela titular do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, Ana Lourena Moniz.

Além da defensora, participaram do evento, o defensor geral, Aldy Mello de Araújo Filho; a subdefensora, Mariana Albano de Almeida; o coordenador geral do grupo Gayvota, Airton Ferreira; a presidente do Grupo Solidário Lilás, Babalu Rosa; o presidente do Fórum de ONG’s LGBT, Jorge Beckman; e o coordenador do Grupo Passo Livre, Herberth Sousa.

A humanização do atendimento à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) é mais uma ação da Defensoria, que, recentemente, baixou uma resolução, decretando a utilização do nome social no âmbito da Defensoria. O nome social é a identificação através da qual as travestis e transexuais se reconhecem e são reconhecidas socialmente.

Defensores, servidores e estagiários tiveram, durante o treinamento, a oportunidade de discutir a construção de um padrão de atendimento personalizado, que respeite as características do público LGBT.

“Nosso objetivo é construir, de forma compartilhada com a sociedade civil organizada, um modelo de atendimento diferenciado que considera as peculiaridades desse público, de modo que Defensoria também venha a ser referência na defesa da cidadania da população LGBT, assim como já é reconhecida na defesa dos direitos do idoso, criança, adolescente e pessoas com deficiência”, explicou Aldy Mello Filho.

Durante a capacitação, o coordenador do grupo Gayvota, Airton Ferreira, elogiou a iniciativa da Defensoria. “Acredito que a iniciativa de criar o núcleo foi genial, pois só assim a população LGBT será ouvida com deve ser”.

A defensora Ana Lourena Moniz afirmou que a capacitação ajudará os funcionários a compreender melhor as demandas desse público. “A Defensoria é um espaço destinado a todas as pessoas em qualquer situação. Estamos aqui para auxiliá-los”.

do Jornal Pequeno


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