Total de visualizações de página

sábado, 30 de julho de 2011

Grupo Matizes revela o nome dos padrinhos da Parada da Diversidade

A décima edição da Parada da Diversidade de Teresina já tem madrinha e padrinho definidos. A jornalista, do Sistema O DIA de Comunicação, Viviane Bandeira e o artista plástico Tupy Neto foram eleitos pelos internautas para representar a sociedade piauiense que luta contra a homofobia..

As estatísticas apontam que Viviane Bandeira foi eleita com 52% dos votos. Ela disputava a coroa; com a presidente da Fundac, Bid Lima; com a advogada Audrey Magalhães e com a Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Paula Mazullo. Já Tupy Neto foi eleito com 78% dos votos, concorrendo com o professor Fabiano Gontijo e com o médico Noronha Filho.


"A Semana do Orgulho de Ser e a Parada da Diversidade são movimentos sociais que buscam visibilidade e respeito. Fico muito lisonjeado em ajudá-los", afirma o padrinho Tupy Neto, responsável pela confecção de todas as artes do evento. Já Viviane Bandeira destaca que "com este título só aumenta minha responsabilidade em colaborar com trabalhos que prezem pelos direitos do público LGBT".


De acordo com Marinalva Santana, militante do Grupo Matizes, a VII Semana do Orgulho de Ser está repleta de atividades de interesse público e que estarão dispostas em diversos pontos da capital piauiense sem custos. "Oficinas, palestras, apresentações artístico-culturais e muitas outras ações acontecem de 21 a 26 de agosto em Teresina. Firmamos parcerias com instituições educacionais e com a Polícia Militar para garantir total segurança e conforto a todos que participarem desta grande festa", pontua Marinalva Santana.


Na próxima semana, o Grupo Matizes se reúne com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para definir o roteiro de passagem da Parada da Diversidade, agendada para o dia 26 de agosto.

  • Fonte: O DIA.COM

domingo, 24 de julho de 2011

Timon realiza sua 1ª Parada da Diversidade


Matizes participa da 1ª Parada da Diversidade de Timon que aconteceu ontem (23/07) no Parque Alvorada. Com o tema “Respeitando às Diferenças”, a comunidade LGBT timonense buscou sensibilizar sociedade e poder público para sua luta por Direitos. O evento ficou sobre a organização das ativistas Lady, Mônica e Pio do Parque Alvorada.

Dois trios com músicas eletrizantes arrastarão uma multidão entusiasmada por uma das avenidas importantes da cidade. A presença de muitas Drags e transformistas deu mais brilho a festa. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Timon através da Fundação Municipal de Cultura.

Segundo Herbert Medeiros, ativista do Matizes, participar e prestar solidariedade aos LGBT’S de outros municípios que organizam eventos como esse é importante para fortalecer a rede de apoio e luta das pessoas e grupos que levantam a bandeira contra o preconceito e a discriminação homofóbica.

“Temos como princípio somar forças com outros LGBT’S, pessoas negras, deficientes, soropositiv@s, mulheres, jovens e outros segmentos marginalizados do Piauí, Maranhão e outros Estados para juntos construirmos um sociedade pautada na justiça sócio-econômica-cultural, no combate a todas as formas de exclusão e no acolhimento fraternal das Diversidades”, destaca o represente do Matizes.

VEJA AS FOTOS DA PARADA DE TIMON















Festas para todos os paladares animarão 10ª Parada da Diversidade


O Matizes reuniu-se nesta sexta-feira (22/07) com donos de boates, bares e promoters que organizam baladas para o público LGBT de Teresina com o objetivo de discutir estratégias para promover um cardápio de eventos festivos-culturais para o público que participará da 7ª Semana do Orgulho de Ser e 10ª Parada da Diversidade que acontecerá de 21 a 26 de agosto.

Os representantes do segmento de casas noturnas e promoters prometem que no dia da 10ª Parada da Diversidade Teresina vai ferver com shows descolados que vão pipocar pela cidade. Todas as tribos da Diversidade vão poder se jogar nas pistas comandadas com adrenalina total dos DJs, Drags glamurosas, Videoclipes alucinantes dentre outras atrações que levarão ao delírio os participantes das baladas.

Já no dia 21/08 acontecerá, às 20h, o Show do Lord Gaga no Teatro 4 de Setembro. Dia 24/08 o espetáculo “Divas Trans” – homenagem às Travestis, Transexuais e Transformistas que embalarão a vida noturna de Teresina nos anos 80 e 90 - levará ao êxtase os participantes do Boca da Noite. A grande apoteose acontecerá dia 26/08 com a megafesta do Show da Parada da Diversidade. Finalizado o evento, a galera vai se jogar na noite da cidade com suas festas pra lá de descoladas.

No sábado (27/08), o Show Top Drag Piauí 2011 ainda oferecerá muita diversão e glamour para a tribo da Diversidade. O Evento acontece no Centro Artesanal Mestre Dezinho a partir das 22h.

Em 23/07/11, 15:22

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia Mundial de combate às Hepatites Virais

Informamos que no dia 28/07/11 acontecerá na Praça João Luis Ferreira, o Dia Mundial de combate às Hepatites Virais. Na oportunidade, será disponibilizados testes rápidos para triagem de Hepatites B e C, além de vacina contra Hepatite B. Essa ação será realizada pela SESAPI e pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

População Vulnerável para a utilização desses serviços:
Profissionais de saúde;
Profissionais do sexo (masculino e feminino);
Usuários de drogas;
Pessoas transfundidas de sangue antes de 1993;
Pessoas que realizaram cirurgias;
Pessoas que utilizam tatuagem e piercing;
População LGBT;
Caminhoneiros;
População reclusas em presídios, albergues, instituição de saúde mental;

Atenciosamente,

Kledson Augusto Morais Batista
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE - TERESINA -PI
Gerência de Epidemiologia
Coordenação Municipal de DST/AIDS
Rua 1º de Maio, 3003
Bairro: Aeroporto CEP: 64.006-060
Teresina - PI
86-3215.7736 3215.7737

terça-feira, 19 de julho de 2011

Disk Cidadania Homossexual Teresina/Pi

0800-280-5688

atender denúncias, esclarecer dúvidas sobre direitos e fornecer auxílio jurídico e psicológico.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Projeto propõe que Direitos Humanos seja incluído em currículo de escolas

Por Cinnara Sales

Visando resguardar o direito básico do cidadão e ensinar o respeito ao próximo, o deputado Fábio Novo (PT) propôs um projeto de lei que pretende tornar obrigatória a inclusão da disciplina Direitos Humanos no programa curricular das escolas públicas da rede estadual.

O projeto propõe que a nova matéria aborde os conceitos gerais, finalidade e princípios, além de falar sobre a história, direitos internacionais, constituição, os direitos humanos e a diversidade.

Segundo a assessoria do petista, a inserção da matéria no currículo escolar do ensino fundamental tem como principal objetivo levar a discussão sobre os direitos humanos para as crianças em processo de formação.

Assim que os trabalhos na Assembleia Legislativa do Piauí voltarem em agosto, o projeto será encaminhado para a Comissão de Justiça e será verificada a sua constitucionalidade. Caso o projeto seja aprovado pelos deputados e pelo governador, a matéria deve ser ministrada por professores especializados no assunto. Já sobre a constituição, um bacharel em Direito, diplomado e aprovado pelo MEC, deverá ser responsável pelo assunto ministrado em sala de aula.

Defensoria Pública do Estado do Maranhão capacita funcionários para atendimento ao público LGBT

MARANHÃO: Para garantir um espaço de respeito e acolhimento às demandas do público LGBT, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) promoveu o curso de capacitação “Direitos Humanos para a População LGBT”, direcionado ao quadro de funcionários da instituição, especialmente àqueles que trabalham no atendimento ao público. A capacitação foi idealizada pela titular do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, Ana Lourena Moniz.

Além da defensora, participaram do evento, o defensor geral, Aldy Mello de Araújo Filho; a subdefensora, Mariana Albano de Almeida; o coordenador geral do grupo Gayvota, Airton Ferreira; a presidente do Grupo Solidário Lilás, Babalu Rosa; o presidente do Fórum de ONG’s LGBT, Jorge Beckman; e o coordenador do Grupo Passo Livre, Herberth Sousa.

A humanização do atendimento à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) é mais uma ação da Defensoria, que, recentemente, baixou uma resolução, decretando a utilização do nome social no âmbito da Defensoria. O nome social é a identificação através da qual as travestis e transexuais se reconhecem e são reconhecidas socialmente.

Defensores, servidores e estagiários tiveram, durante o treinamento, a oportunidade de discutir a construção de um padrão de atendimento personalizado, que respeite as características do público LGBT.

“Nosso objetivo é construir, de forma compartilhada com a sociedade civil organizada, um modelo de atendimento diferenciado que considera as peculiaridades desse público, de modo que Defensoria também venha a ser referência na defesa da cidadania da população LGBT, assim como já é reconhecida na defesa dos direitos do idoso, criança, adolescente e pessoas com deficiência”, explicou Aldy Mello Filho.

Durante a capacitação, o coordenador do grupo Gayvota, Airton Ferreira, elogiou a iniciativa da Defensoria. “Acredito que a iniciativa de criar o núcleo foi genial, pois só assim a população LGBT será ouvida com deve ser”.

A defensora Ana Lourena Moniz afirmou que a capacitação ajudará os funcionários a compreender melhor as demandas desse público. “A Defensoria é um espaço destinado a todas as pessoas em qualquer situação. Estamos aqui para auxiliá-los”.

do Jornal Pequeno


domingo, 17 de julho de 2011

Representante da LBL presidirá o Conselho Municipal LGBT de Teresina

O Conselho Municipal LGBT de Teresina elegeu hoje sua diretoria. A presidência do órgão colegiado ficará a cargo da representante da Liga Brasileira de Lésbicas, Marinalva Santana. A vice-presidência será ocupada pela representante da SEMTCAS (Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência), Lorena Madeira.

Teresina é a primeira Capital do Nordeste a instalar um Conselho para discutir políticas para a população de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Segundo Marinalva Santana, os desafios mais urgentes do Conselho são: discutir e aprovar o regimento interno e também coordenar os trabalho de construção da II Conferência Municipal LGBT, que acontecerá no dia 18 de agosto de 2011. Ainda de acordo com informações da Presidente do Conselho, a Conferência Municipal LGBT de Teresina terá como principal objetivo discutir as políticas públicas existentes na Capital Piauiense e também propor ao Poder Público Municipal outras políticas e ações afirmativas em favor da população LGBT de Teresina, estimada em cerca de 80 mil pessoas.

"O Conselho é um órgão de fiscalização, monitoramento e proposição de políticas. Nosso desejo isso se concretize através de uma atuação serena dos conselheiros tanto da sociedade civil, como do Poder Público", afirma Marinalva

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Matizes tem projeto selecionado pelo Ministério da Saúde

Os militantes do Matizes comemoram duas boas notícias: 1) esta semana a vereadora Rosário Bezerra apresentou projeto de lei, propondo a inclusão da Parada da Diversidade no calendário de eventos de Teresina; 2) ontem, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do edital de seleção de projetos para ações de prevenção das DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais durante as atividades de mobilização do orgulho LGBT.


Dos 37 projetos selecionados, o do Matizes foi o terceiro mais bem pontuado. Os recursos recebidos serão utilizados para viabilizar atividades da 7ª Semana do Orgulho de Ser e 10ª Parada da Diversidade.


Os recursos para financiamento das atividades serão repassados pela UNESCO. O Ministério da Saúde recebeu 64 projetos, tendo selecionado somente 37 destes.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Projeto de Lei propõe inserção da Parada Gay no calendário de Teresina

A proposta é da vereadora Rosário Bezerra (PT)




A vereadora Rosário Bezerra (PT-PI) apresentou, nesta terça-feira (12), o projeto de lei que propõe a inserção da data de realização da Parada da Diversidade no calendário oficial do município de Teresina.

De acordo com a parlamentar, a proposta surgiu a partir de uma sugestão do Grupo Matizes que protagoniza a luta LGBT no Piauí. "A Parada da Diversidade de Teresina é um espaço plural, de afirmação da cidadania e de luta em favor da igualdade entre as pessoas.

Assim, fomentar sua realização é reforçar a luta pela cidadania de grupos excluídos", defende a vereadora.Para Marinalva Santana, militante do Grupo Matizes, a iniciativa inovadora da vereadora Rosário Bezerra demonstra que "a cidade de Teresina abraça a diversidade, respeita as diferenças e diz não ao preconceito".

No próximo dia 14 de julho, a Câmara Municipal de Teresina entra de recesso por 15 dias. Com isto, o projeto de lei da vereadora petista só deve ser votado no segundo semestre. "Acredito que até a data de realização Parada da Diversidade 2011, que acontece dia 26 de agosto, já teremos votado o projeto", explicada Rosário Bezerra.

Orgulho de Ser

A Parada da Diversidade de Teresina chega a sua 10ª edição em 2011. Consagrada no cenário local, o evento reúne milhares de pessoas oriundas não só da capital como também do interior do estado.

"A Parada da Diversidade foi idealizada com o objetivo de mostrar para a sociedade a violência sofrida cotidianamente pelos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), bem como reivindicar a igualdade de direitos", explica Marinalva Santana, militante do Grupo Matizes.

A organização do evento estima que, neste ano, cerca de 60 mil pessoas participem de toda a programação da VII Semana do Orgulho de Ser que inicia dia 21 de agosto e encerra com a Parada no dia 26 do mesmo mês.

fonte:
Portal o dia.com

terça-feira, 12 de julho de 2011

Piauí pode mudar a sua Constituição

A Constituição Estadual do Piauí pode ser modificada nos próximos dias. Isso porque foi apresentado, na Assembleia Legislativa

Foto: ReproduçãoPiauí pode mudar a sua Constituição
Piauí pode mudar a sua Constituição
Edição: Gterra

A Constituição Estadual do Piauí pode ser modificada nos próximos dias. Isso porque foi apresentado, na Assembleia Legislativa, Projeto de Emenda Constitucional (PEC) cujo objetivo é a inclusão do termo “orientação sexual” na lista dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos piauienses.

A proposta, de autoria do deputado estadual Fábio Novo (PT), modifica a redação do artigo 3º, inciso III, da Constituição do Piauí, inserindo o termo “orientação sexual” no texto que diz: “são objetivos fundamentais do Estado promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

Segundo o deputado estadual Fábio Novo, a PEC precisaria de 10 assinaturas para ser apresentada na sessão plenária da Assembléia Legislativa, mas já conta com o apoio de 15 parlamentares. “Os deputados piauienses se mostram cada vez mais livres de preconceitos e fortalecem nossa luta em favor do respeito e da cidadania, independente de orientação sexual”, disse Fábio Novo.

Para justificar a importância da PEC nº 4 de 2011, o deputado Fábio Novo lembra a decisão do Supremo Tribunal Federal que aprovou, em maio deste ano, por unanimidade, que as pessoas do mesmo sexo que mantenham uma relação estável estão equiparadas à união estável heterossexual. Enfatizou ainda que a própria Constituição Federal, no seu artigo 5º, defende que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.

Para Carmen Ribeiro, coordenadora geral do Grupo Matizes, a proposição do parlamentar é motivo de muita alegria para os militantes do movimento LGBT no Piauí. "Louvamos a iniciativa do deputado Fábio Novo. Essa proposição foi sugerida por nós, do Matizes, e prontamente aceita pelo deputado, que é nosso aliado de muitas lutas contra o preconceito", afirma a coordenadora.

Agora, o Projeto de Emenda Constitucional segue para tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

MADRINHA e PADRINHO DA PARADA - VOTE! ESCOLHA

10ª Parada da Diversidade - dia 26 de agosto de 2011
"Cidadania LGBT e sustentabilidade ambiental: para além do consumo"
Grupo Matizes
Rua Lisandro Nogueira, 1223 - sl. 307 - Centro
86 8816-8121 e 9417-9121
64000-200 - Teresina- PI

domingo, 3 de julho de 2011

Matizes e LBL realizarão 'Carangayjada' para lançamento da 7ª Semana do Orgulho de Ser

O Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) promovem “Carangayjada” no próximo dia 10/07 para o lançamento da 7ª Semana do Orgulho de Ser. O evento acontece no Bar Cantinho da Biela a partir da 15h. Para animar a festa, apresentação da cantora Jô Ribeiro, performance de Drag e exibição de clipes e vídeos no telona embalarão os participantes.

Este ano a Semana do Orgulho de Ser terá como tema “Cidadania LGBT e Sustentabilidade Ambiental: para além do consumo”. Um dos objetivos do evento é discutir o papel dos sujeitos LGBT’S em relação à responsabilidade ambiental com o bem-estar do planeta.

Na programação cultural do evento está previsto o show Divas Trans, Mostra de filmes sobre a Diversidade, espetáculo o Lord Gaga, o Concurso Top Drag Teresina, lançamento da Cartilha do Amor de Iguais, Show da Parada e muita