“Politicas públicas e cidadania LGBT: avanços e desafios”: esse é o tema da 9ª Semana do Orgulho de Ser/12ª Parada da Diversidade, que o Matizes realizará na última semana de agosto.
Dentro da 9ª Semana do Orgulho de Ser o tema candente que ocupará a agenda das reflexões será pensar como as políticas governamentais no âmbito estadual e municipal têm sido efetivadas e os impasses enfrentados por estas políticas decorrentes do sucateamento levado a cabo pelas ações e omissões do poder público.
Pesquisa do Ser-Tão, núcleo de estudos e pesquisas em gênero e sexualidades vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, mapeou as politicas públicas governamentais (União, Municípios e Estados) voltadas para o público LGBT e destaca que, mesmo havendo grande número de documentos do poder público, como Planos e Programas, e Conferências para interlocução entre governo e sociedade civil, um dos desafios é fazer que as incipientes politicas públicas tornem-se politicas de Estado.
Uma das atividades previstas para 9ª Semana do Orgulho de Ser será a realização da “Ação Cidadã” em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Coordenação Estadual e Municipal de DST’s/AIDS. A ação consiste na realização simultânea de vários serviços para a população de um bairro da periferia
Através das redes sociais, mídia local, afixação de cartazes, distribuição de folders e bus door, o Matizes promoverá a mobilização para divulgar e convidar a população teresinense a participar da Semana do Orgulho de Ser e da Parada da Diversidade. Instituições públicas e privadas, faculdades, universidades e movimentos sociais são importantes parceiras na realização dos eventos.
Desde dezembro de 2012, o Matizes já se articula para viabilizar as ações da 9ª Semana do Orgulho de Ser-12ª Parada da Diversidade. Projeto enviado pelo grupo foi aprovado pelo Ministério da Saúde através do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais
Nenhum comentário:
Postar um comentário