Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Partido Social Cristão (PSC) exclui demais formas de família


Artigo para divulgação e livre publicação.

“UM HOMEM + UMA MULHER = AMOR. ISTO É FAMÍLIA” Será só isso?http://youtu.be/WG4RMt93fqc

Toni Reis *

Assisti indignado e entristecido a esta propaganda, desatualizada e preconceituosa do Partido Social Cristão (PSC), cuja definição de “família” é um homem, uma mulher e seus filhos, somente.

Entendo que esta é uma forma de família, a mais tradicional, que não deve ser desmerecida. No entanto, a propaganda exclui e é ofensiva às demais formas de família que sabida e comprovadamente existem. A propaganda está em compasso com uma ideologia excludente e discriminatória.

Segundo afirmação feita pela Organização Mundial da Saúde já em 1994, “o conceito de família não pode ser limitado a laços de sangue, casamento, parceria sexual ou adoção. Família é o grupo cujas relações sejam baseadas na confiança, suporte mútuo e um destino comum”.

A propaganda ignora os dados do último censo populacional que, entre outras estatísticas, aponta que 51% das pessoas de referência das famílias são mulheres, 17,1% das famílias são compostas por casais sem filhos e 17,4% por mulheres sem cônjuges mas com filhos. Inclusive até a família da presidenta Dilma foi excluída pela propaganda, visto que ela vive somente com a mãe e uma tia.

A propaganda, com seu raciocínio reducionista e binária, deixou de lado todas as outras composições familiares, que incluem as famílias recompostas, monoparentais, ampliadas, comunitárias... Ignorou a decisão do Supremo Tribunal Federal, de 05 de maio de 2011, que reconheceu unanimemente que os casais homoafetivos também formam entidades familiares.

Todas as pessoas têm o direito de liberdade de convicções pessoais, mas um partido político veicular este tipo de propaganda é atentatório aos princípios democráticos da igualdade, da dignidade humana e da não discriminação, entre outros.

Família, pode-se realmente afirmar, significa laços de amor, afetos e responsabilidades, sem exclusão e sem discriminação. Será que o PSC não deveria respeitar a Constituição Federal?

*Toni Reis

Presidente da ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

2 comentários:

  1. Essa propaganda deve ser retirada do ar. Acho incrivel que outras propagandas forem retiradas do ar devido a banalidades (caso da propaganda da Gisele, a propaganda da cerveja etc..). Porque a ABGLT não entra com um pedido de veto dessa propaganda. Porque temos que assistir essas idiotices e ficar calado.
    Igual ao caso do casal agredido na Paulista. Nada aconteceu, mas se alguem tivesse metido o braço no agressor eu queria ver se alguem iria falar alguma coisa. Ta na hore de deixarmos de fazer barulho só em festas e paradas e começar a fazer barulho mesmo !!

    ResponderExcluir
  2. Assisti essa propaganda e achei totalmente homofobica, discriminatória e excludente. É inadimissível que pleno século XXI, onde mulheres são eleitas chefes de estados, ditadores são derrotados, gays são chefes de família, são artístas, são políticos. Uma propaganda dessa venha discriminar, marginalizar as famílias que eles (PSC) supõem não ser família, não servir de modelo de família, de amor.
    Que políticos são esses? Que discriminam. Que marginaliza. Que excluem?
    Espero que providências em relação a esse video sejam tomadas.

    ResponderExcluir