Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Entidades protestam contra violência homofóbica no Piauí

O Dia Mundial de Combate à Homofobia, comemorado no dia 17 de maio em vários países.




O Grupo Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas - LBL estão articulando com órgãos parceiros a realização de várias atividades para lembrar o Dia Mundial de Combate à Homofobia, comemorado no dia 17 de maio em vários países.
Além da tradicional manifestação de rua para lembrar a data, o Matizes e a LBL estão pleiteando que órgãos públicos como a Prefeitura Municipal de Teresina, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa realizem solenidades.
A primeira atividade acontecerá dia 13 de maio, no gabinete do Prefeito de Teresina, Elmano Férrer, ocasião em que será dada posse aos integrantes do Conselho Municipal LGBT. Já a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa realizarão sessões solenes para homenagear pessoas e instituições que contribuem para o combate à homofobia. Serão homenageados jornalistas, artistas e militantes do movimento LGBT.
Veja abaixo algumas atividades:
13/05 - Solenidade de instalação do Conselho Municipal LGBT e posse dos conselheiros; Assinatura, pelo Prefeito Municipal de Teresina, do Decreto reconhecendo o nome social de travestis e transexuais. Local: Palácio do Governo Municipal
13/05 - Sessão Solene na Câmara Municipal de Teresina - Homenagem a pessoas que contribuem para uma Teresina sem Homofobia
16/05 - Atividade de rua - Manifestação para denunciar a violência homofóbica
23/05 - Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Piauí - Homenagem a pessoas/instituições que contribuem para um Piauí sem Homofobia.
O Dia Mundial de Luta contra Homofobia
17 de maio é o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia. Essa data foi instituída em razão de a Organização Mundial de Saúde ter retirado a homossexualidade do Código Internacional de Doença, no dia 17/05/1990, corrigindo uma farsa científica de mais de dois séculos.
Homofobia é o ódio irracional contra os homossexuais. Manifesta-se de várias formas: através de insultos, chacotas, violência psicológica e física, chegando até à morte. O Brasil é o campeão mundial de homicídios contra gays, seguido do México e Estados Unidos.
A homofobia é uma discriminação sexual, baseada na ignorância e na intolerância machista, que considera a heterossexualidade como a única forma aceitável de as pessoas viverem sua sexualidade. As práticas homoeróticas eram consideradas crime de lesa-pátria no Brasil até a vigência das Ordenações Filipinas.
Com a vigência do Código Criminal de 1830 que não mais se criminaliza essa prática.
  • Fonte: Da Redação (Portalodia.com)
10ª Parada da Diversidade - dia 26 de agosto de 2011
"Cidadania LGBT e sustentabilidade ambiental: para além do consumo"
Grupo Matizes
Rua Lisandro Nogueira, 1223 - sl. 307 - Centro
86 8816-8121 e 9417-9121
64000-200 - Teresina- PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário