Com o tema “Somos LGBT, temos Direitos: nosso voto merece respeito”, a Associação de Gays, Lésbicas e Profissionais do Sexo(AGLEPS) realizará a 9ª Parada da Diversidade de Caxias dia 14/09. Para promover o respeito e a conscientização sobre a pluralidade sexual, a AGLEPS também promoverá ações de caráter educativo, cultural e artístico dentro da Semana da Diversidade, que acontecerá de 08 a 13/09.
Edilson da Cohab, ativista dos direitos lgbts em Caxias, destaca que a semana inicia com o Ato Ecumênico em favor do diálogo inter-religioso para promoção da paz, da espiritualidade inclusiva e da convivência fraterna entre todas pessoas. A ação ocorrerá dia 08/09 às 19h no Espaço Cultural da Cohab.
Outro momento significativo da Semana da Diversidade será o evento de moda ‘1º Agleps Fashion’. A atividade reunirá irreverência, criatividade e pessoas descoladas que fazem a cena cultural da cidade. A festa acontece no Terraço Show Bar, dia 10/09, às 19h. Os interessados em participar terão apenas de levar 1 brinquedo ou 1kg de alimento.
O ativista pela cidadania lgbt caxiense aponta também uma ação de grande valor educativo: bate-papo com pais sobre o papel da família para assegurar o bem-estar psicossocial dos(as) de filhos(as) homoafetivos e transgêneros. O encontro será na quinta-feira(11/09), às 19:30, no Espaço Cultural da Cohab.
Durante o Seminário da Diversidade, gestores públicos, ativistas e outros setores da sociedade refletirão sobre a mobilização política dos lgbts para escolher, nas eleições de outubro, candidatos(as) comprometidos com os direitos e a cidadania do segmento. A ação será dia 12/09, às 8h, no auditório da prefeitura.
Para finalizar as atividades em defesa da afirmação dos direitos da população lgbt, a 9ª Parada da Diversidade promete ser a apoteose do encontro de todas as pessoas despidas de preconceitos e antenadas com uma Caxias defensora da liberdade de amar. A presença da cantora Louise Lima, drag queens, trio Som Bahia e do DJ Gildenor movimentará o ambiente com muito amor e energia positiva.
Por Herbert Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário