Total de visualizações de página

domingo, 29 de junho de 2014

No Dia Internacional do Orgulho GLBT, Matizes cobra por mais segurança

Da Redação do Portal AZ

As entidades que lutam em defesa dos Direitos Humanos da população LGBT (lésbicas, gays, travestis, transexuais e transgêneros) comemoram neste sábado (28) o Dia Internacional do Orgulho LGBT. A data é símbolo das conquistas e avanços sociais do movimento.

O Dia Internacional do Orgulho LGBT também é um alerta à sociedade, para denunciar o preconceito e a discriminação contra os homossexuais. As recentes ameaças de morte e, até mesmo, casos de assassinatos de gays têm preocupado as entidades, que clamam por mais segurança.

Segundo o Grupo Matizes, desde o início deste ano já foram registradas seis mortes de homossexuais em várias cidades do Piauí. A mais recente aconteceu no município de São Raimundo Nonato, onde o estudante José dos Santos Pereira Viana, de 26 anos, foi esfaqueado até a morte.

Marinalva Santana (foto), que foi ameaçada de morte através de um perfil falso em uma rede social, cobra mais segurança do Estado e exige que os crimes sejam apurados e que os culpados sejam punidos. “Repudiamos qualquer tipo de violência, por isso, estamos nos articulando com o Poder Público para que esses criminosos sejam presos o mais breve possível”, afirma a coordenadora de Assuntos Institucionais do Grupo Matizes.

A coordenadora ressalta ainda, que a data é bastante relevante para os LGBTs, pois reforça que a livre orientação sexual é um direito de todos. “A diversidade é uma dádiva. Portanto, este é o momento de reflexão sobre a nossa história e de mostrar o quanto somos orgulhos da nossa sexualidade”.

Sobre a data

A comemoração marca a “Rebelião de Stonewall”, que teve início no dia 28 de junho 1969, na cidade de Nova Iorque, quando um grupo de homossexuais, cansados de serem agredidos por policiais, reagiram e venceram um violento conflito com as autoridades. Desde então, as entidades LGBT comemoram a data em todo mundo, o que originou as paradas da diversidade e paradas do orgulho gay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário