Total de visualizações de página

domingo, 15 de junho de 2014

Matizes no Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT

O  Matizes participou do I Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT realizado pela Prefeitura de Niterói  com apoio do Ministério da Cultura e do Grupo Diversidade de Niterói. O evento   reuniu  ativistas, representantes do poder público, artistas e pesquisadores para refletir sobre o cenário da cultura LGBT no país  e pensar os conceitos desta cultura para potencializar a ação política e social em defesa de um Brasil sem homo-lesbo-transfobia bem como promover a ética e a convivência na Diversidade Cultural.

O representante do Matizes, Herbert Medeiros, estava presente no evento para participar da arena “Territórios e Trajetórias”. Este espaço representou um momento para compartilhar e debater  as vivências, as práticas, os saberes e conhecimentos envolvendo as interações dos sujeitos lgbts, em suas múltiplas identidades e performances, dentro das territorialidades urbanas.  Os debatedores destacaram a pedagogia crítica, o caráter questionador da homocultura  e a ressignificação da práticas socioculturais como estratégias  de luta e  afirmação da cidadania  e valorização da liberdade de expressão sexual.

O ativista do Matizes ressaltou em seu discurso a caminhada do grupo, em parceria com outros atores/atrizes sociais, para colocar na agenda pública de Teresina o debate e a proposição de políticas públicas que garantam aos lgbts o exercício de seus direitos e  a liberdade de vivência das suas afetividades e sexualidades.

Herbert Medeiros enfatizou ainda  o valor de transformação cultural possibilitado pela Semana do Orgulho de Ser, ação desenvolvida há 10 anos pelo Matizes e parceiros,  para enfrentar a homo-lesbo-transfobia social e institucional em Teresina. Através de debates, oficinas, lançamento de livros, cartilhas, capacitação de servidores(as) públicos, mostra de filmes, participação de pesquisadores das sexualidades, o evento semeia novos olhares sobre o universo lgbt, favorecendo a conquista de direitos e cidadania.

FOTOS DO I ENCONTRO NACIONAL DE ARTE E CULTURA LGBT









Em 15/06/14, 10:41

Um comentário:

  1. Olá Herbert sempre na luta em? Divando em Niteroi e mostrando o compromisso das e dos ativistas piauienses.
    Parabéns sempre a você e ao grupo Matizes pelas lutas e coerentes lutas e práticas em favor da vida das pessoas LGBT.

    ResponderExcluir