Total de visualizações de página

sábado, 14 de julho de 2012

'Saúde e Diversidade' é o tema da 8ª Semana do Orgulho de Ser


O Matizes finaliza com seus parceiros os preparativos para a 8ª Semana do Orgulho de Ser, que acontecerá no período de 26 de agosto a 1º de setembro. O tema escolhido para nortear os debates deste ano é Saúde e Diversidade: múltiplos olhares. A programação do evento contará com a participação de renomados estudiosos do tema das homossexualidades. 


Do Rio Grande do Sul virá o Coordenador Geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva, Paulo Steckel, que ministrará a Palestra “Saúde espiritual da pessoa LGBT através da Inclusão”.


Integrantes do Governo Federal também estarão na programação da Semana do Orgulho de Ser. O Coordenador Geral de Políticas para LGBT da Secretaria de Direitos Humanos, Gustavo Bernardes, participará de uma formação, cujo público-alvo são servidores dos CRAS e CREAS. Já Lurdinha Rodrigues, Coordenadora de Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres, estará no 4º Encontro Piauiense de Mulheres Lésbicas e Bissexuais.


As universidades públicas também são parceiras do Matizes na realização do evento. A UESPI planejou uma ampla programação, nos campi Clovis Moura e Torquato Neto. A UFPI sediará várias atividades, dentre elas, a 6ª Semana Universitária do Amor de Iguais.


Todas as atividades da Semana do Orgulho de Ser são gratuitas. Qualquer pessoa interessada no tema da diversidade sexual pode participar. Não é preciso fazer inscrição prévia.


A 8ª Semana do Orgulho de Ser será finalizada com a 11ª Parada da Diversidade, que este ano acontecerá em um sábado, dia 1º de setembro. Inicialmente a Parada estava prevista para acontecer na sexta, dia 31 de agosto. Todavia, após consulta aos internautas e de uma conversa com as organizações parceiras, a data foi mudada. "O Matizes é organizador da Parada desde o início e, em todo esse tempo, as decisões foram tomadas de forma compartilhada com quem é parceiro da gente e faz a Parada acontecer. A mudança do dia do evento é um exemplo disso", pontua a coordenadora.


PROGRAMAÇÃO DA 8ª SEMANA DO ORGULHO DE SER (sujeita a alterações)

26 de agosto
8h - Passeio Ciclístico
10h – Torneio de Futebol feminino
27 de agosto
9h - Mesa redonda: Falando de homossexualidade na sala de aula – Prof. Dr. Francisco Junior (UFPI); Adélia (NOVAFAPI) e Profª Msc. Consolação Pitanga (Novafapi) – Faculdade Novafapi
16h - Palestra: A legalização da união homoafetiva: reflexões - Ministrante: Thaynara Marwell de Oliveira Riedel (Graduanda do Curso de Bacharelado em Direito- CEUT) - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
18h – Oficina – Atenção à saúde para travestis, transexuais e gays - Faculdade Novafapi (parceria com o GPTRANS)
27 e 28 de agosto
6ª Semana Universitária do Amor de Iguais – Auditório Noé Mendes (em parceria com a Coordenação de Ciências Sociais da UFPI/Projeto Cajuína Sociológica)
Mostra de Filmes – Tela Sociológica (em parceria com a Coordenação de Ciências Sociais da UFPI/Projeto Cajuína Sociológica)
28 de agosto
10h – Debate: Saúde e diversidade: múltiplos olhares
15h Vídeo: Vídeo para Bob - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
16h - Palestra: Homofobia e políticas públicas - Ministrante : Karol Jerfesson Alves de Sousa - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
Palestra: Saúde espiritual da pessoa LGBT através da Inclusão – palestrante: Paulo Steckel (Coordenador Geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva)
28 a 30 de agosto
12h - Mostra de filmes – Local: Sala Torquato Neto (Parceria com a Fundação Cultural do Piauí)
29 a 31 de agosto
4º ENCONTRO PIAUIENSE DE MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS
29 de agosto
9h - Mesa Coordenada: Bullying no contexto universitário - Palestrantes: Mariane de Lira Siqueira - Psicóloga UESPI/ PREX e Yara Barroso Nascimento - Assistente Social UESPI/ PREX – Laboratório de Artes da UESPI – Campus Torquato Neto (parceria com a UESPI)
16h - Palestra: Genêro, sexo e sexualidade - Ministrante: Profª. Msc. Carla Daniela Alves Rodrigues - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
18h- Palestra - Reflexões sobre orientação sexual e identidade de gênero não-hegemônicos: o papel da(o) Assistente Social na defesa de direitos humanos da população LGBT - Marylucia Mesquita – Assistente Social, Mestra em Serviço Social (UFPE) e Coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS (Parceria com o CFESS e CRESS Piuí)
19h – Show Boca da Noite “O mar de Teresina fica no céu da boca das meninas” (homenagem das lésbicas aos 160 anos de Teresina) - Local: Espaço Cultural Osório Jr. - Parceria com a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC
30 de agosto
8h - Seminário de formação – Público-alvo: servidores dos CREAS de Teresina – Local: Centro de Formação Odilon Nunes - (Parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social)
16h - Palestra: Múltiplos olhares sobre a família - Ministrante: Profª Msc. Marcia Adriana Lima de Oliveira - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI
31 de agosto
16h - Palestra: Saúde e diversidade - Ministrante: Karinna Alves Amorim de Sousa - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
18h30min - Coral UESPI apresenta: musical gonzaguiano – 100 do Rei do Baião - Regência: Profa. Maria Cláudia Anjos e Tenório – Teatro de Arena - Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI) 

1º de setembro
17h - 11ª PARADA DA DIVERSIDADE - Av. Raul Lopes
19h - SHOW DA DIVERSIDADE– (Participação de vári@s artistas piauienses, interpretando canções temáticas sobre o amor de iguais) - Local: Ponte Estaiada - parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e FUNDAC
 
 
8ª Semana do Orgulho de Ser - 26 a 31 de agosto de 2012
Tema: "Saúde e Diversidade: múltiplos olhares"

Grupo Matizes
86 8816-8121 e 9417-9121
Rua Lisandro Nogueira, 1223 - sl. 307 - Centro
64000-200 - Teresina- PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário