Teresina também vai às ruas se manifestar pelo #ForaFeliciano e em defesa do Estado Laico. A atividade reunirá representantes de vários setores da sociedade teresinense: negros(as), LGBTS, movimento estudantil, ativistas feministas, artistas, sindicatos, intelectuais e tod@s que lutam pelos Direitos Humanos das minorias. O ato acontecerá na quarta-feira(17/04), às 16h, na praça da Liberdade.
De acordo com a organização do movimento, esse ato é uma resposta da sociedade civil teresinense contra o quadro de homofobia, racismo e machismo que se instalou na Comissão de Direitos Humanos e Minorias(CDHM) da Câmara Federal após a eleição do Deputado do Marco Feliciano(PSC) para presidir aquela entidade.
As declarações do atual presidente da CDHM atacando direitos das mulheres, de lgbts, das pessoas negras, dos povos indígenas violam Direitos Humanos (DH) e atentam contra princípios da Constituição Brasileira e de tratados internacionais de DH dos quais o Brasil é signatários: Declaração Universal de Direitos Humanos, Pacto internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, Convenção Contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes e Convenção Americana de Direitos Humanos.
A permanência de Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos e Minorias também é incompatível com o objetivo daquele espaço que pauta-se no debate democrático e na luta por promoção de direitos. CDHM parte do “princípio de que toda pessoa humana possui direitos básicos e inalienáveis que devem ser protegidos pelos Estados e por toda a comunidade internacional”.